22 junho 2013

Babado mudou de nome, agora é PEPLUM


Não se desespere, o tal do PEPLUM nada mais é que o novo nome para ''babado'' (eu, sinceramente, acho isso uma frescura). Mas tenho que admitir, que o tal do ''peplum'' é um tipo mais especifico de babado: costuma estar localizado nas beiradas de blusas, meios de vestidos (marcando a cintura) ou na parte de cima de saias.
Peplum significa uma aplicação de volume extra, geralmente em forma de babado, na região entre o quadril e a cintura.
O efeito pode cobrir toda a circunferência da peça ou ser apenas um detalhe, como vemos nas imagens das passarelas. O detalhe pode ser com babados que tenham movimento, mas normalmente é representado por algo mais estático e estruturado. Pode estar em vestidos, saias ou blusas.
Trata-se de uma tendência que define a silhueta e faz referência à ênfase na cintura fininha de antigamente. Faz parte de um estilo retro,  normalmente associada a algo mais romântico mas também pode ser sensual e minimalista. [ fonte: R7 ]
 Eu não acho peplum tão fácil de usar assim, já que ele pode tanto disfarçar como deixar a sua imperfeição mais em evidência, já que ele é algo que chama MUITA A ATENÇÃO na roupa. Mas não se preocupe, gordinhas, magrinhas, todas podem usar, é só fazer as escolhas corretas.

Se você for gordinha, prefira roupas monocromáticas, escuras ou com estampas étnicas, por exemplo. Já as magrinhas, podem usar tudo, mas cuidado com o exagero, afinal NEM TUDO QUE ESTÁ NA PASSARELA É VIÁVEL NO DIA-A-DIA, estou avisando porque tem gente que realmente não enfia isso na cabeça.